A Grécia

A Grécia é o país mais meridional dos Balcãs e confina com a Bulgária, a Albânia, a Turquia, com fronteira marítima no Mar Egeu, a sul com o Mar Mediterrâneo e a oeste com o Mar Jônico, através do qual tem ligação com a Itália.

Foi nesse pequeno país que a civilização ocidental começou há mais de dois mil e oitocentos anos.  Naquele tempo, a civilização grega estava dividida em cidades-estado que dominavam grandes áreas das margens do Mediterrâneo e do mar Negro.

Atualmente, Atenas é a capital e maior cidade do país com quatro milhões de habitantes.

Há milhares de anos, os gregos estabeleceram tradições de justiça e liberdade individual que são as bases da democracia e da economia de mercado.

A sua arte, filosofia e ciência tornaram-se fundamentos do pensamento e da cultura ocidentais.

Os gregos da Antigüidade chamavam a si próprios de helenos, e davam o nome de Hélade à sua terra. Nunca chegaram a formar um governo central, porém estavam unidos pela mesma cultura, religião e língua.

Os remanescentes físicos da cultura da Grécia clássica conservam-se principalmente em Atenas, Delfos, Micenas e outros sítios arqueológicos, enquanto as esculturas e outros objetos de arte exibidos nos museus gregos e dos principais centros culturais do mundo, constituem uma lembrança permanente de copiosa herança cultural helênica, que ainda continua viva na educação dos gregos.

1 Comentário

  1. Cassiano Rocha said,

    17 de outubro de 2011 às 12:46 PM

    AdoreiiI.ESTE RELATÓRIO SOBRE A GRÉCIA


Deixe um comentário