ATENA (Minerva)

MinervaElihuVedderAtena nasce da cabeça de Zeus, já completamente armada.

É a deusa da inteligência, das artes, da indústria e da guerra organizada.

Deusa da sabedoria, das artes e ofícios, equivalente, em Roma, a Minerva.

O seu principal centro de culto era a cidade de Atenas, disputada para ser adorada por Atena e Poseidon. Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada para os habitantes da cidade, enquanto que Atena ofereceu uma oliveira sendo, por isso, considerada como a inventora do óleo sagrado da azeitona. Os atenienses optaram pela deusa e assim a cidade passou a se chamar Atenas.

O Partenon, situado na acrópole da cidade é o maior templo dedicado à deusa e até hoje atrai visitantes de todo o mundo.

O mito do nascimento de Atena é de particular importância para entendermos a mentalidade dos gregos: Zeus tomara Métis (Sabedoria, Prudência) como primeira esposa. Estando ela grávida de Atena, o deus a engoliu, para que ela não tivesse um filho mais poderoso que o pai. Atena nasceu, então, da cabeça de Zeus, quando este foi atingido na cabeça durante uma batalha. Nesse momento, a deusa Atena saiu de dentro do ferimento da cabeça do pai, completamente desenvolvida e armada, pronta para defender seu pai.

Atena, nos primeiros tempos, era representada como uma jovem, mas foi envelhecendo como Atenas, sua cidade.  Minerva sobre ignorânciaSprangerNo fim, era representada como uma figura matronal, sob cuja proteção florescia o que havia de mais valioso na civilizada Atenas: a inteligência e as artes apuradas de viver. 

Estabeleceu o domínio da lei e até o conceito de misericórdia. 

Sua bravura é calma e refletida: Atena é, antes de tudo, a guardiã das cidades onde ela reina e cujo espaço físico defende, merecendo ser chamada, a Protetora.

É, sobretudo, por essa proteção que é ainda cognominada Nike, a vitoriosa.

Sem se esquecer de suas antigas funções de Grande Mãe, deixando inteiramente de lado seu lado bélico, Atena favorecia, Higia, deusa das boas condições de saúde e a fertilidade dos campos, em benefício de uma população a princípio sobretudo agrícola.

Atena é antes do mais, a deusa da inteligência, da razão, do equilíbrio apolíneo, do espírito criativo e, como tal, preside às artes, à literatura e à filosofia de modo particular, à música e a toda e qualquer atividade do espírito.

Deusa da paz, é a boa conselheira do povo e de seus dirigentes.

Mentora do Estado, ela é também, no domínio das atividades práticas, a guia das artes e da vida especulativa.

Preside aos trabalhos femininos da fiação, tecelagem e bordado, e os trabalhos das mulheres na confecção de suas próprias indumentárias, pois ela própria dera o exemplo, tecendo sua túnica bordada.

Ainda era invocada como a protetora dos artesãos.

Foi seu espírito inventivo que ideou o carro de guerra e a quadriga, bem como a construção do navio Argo, em que velejaram os heróis em busca do Velocino de Ouro.

erictonioAtena é a deusa virgem de Atenas, mas, é bem verdade que a deusa chamava a Erictônio, o filho da Terra, de seu filho, mas a concepção desse filho foi muito estranha: Tendo Atena se dirigido à forja de Hefesto, para lhe encomendar armas, o deus, que havia sido abandonado por Afrodite, se inflamou de desejo pela deusa virgem e tentou prendê-la em seus braços. Esta fugiu, mas embora coxo, Hefesto a alcançou. A filha de Zeus se defendeu, mas, na luta, o sêmen do deus lhe caiu numa das pernas. Atena retirou-o com um floco de algodão, que foi lançado na terra, que, fecundada, deu à luz um menino que aquela recolheu, chamando-o Erictônio, filho da Terra. Sem que os deuses soubessem, a deusa fechou-o num cofre e o confiou secretamente às filhas de Cécrops, antigo rei mítico da Ática e fundador de Atenas. Apesar da proibição, as jovens princesas, Aglauro, Herse e Pândroso, abriram o cofre, mas fugiram apavoradas, porque no mesmo havia uma criança, que, da cintura pra baixo, era uma serpente, como normalmente acontece com os seres nascidos da Terra.  Diz-se que, como punição, as três princesas enlouqueceram e pricipitaram-se do alto do rochedo da Acrópole. A partir de então, Atena se encarregou de educar seu filho no recinto sagrado de seu templo. Quando Erictônio atingiu a maioridade, Cécrops entregou-lhe o poder. Ao rei Erictônio se atribui a introdução, na Ática, do uso do dinheiro.

A ave predileta da deusa era a coruja, símbolo da reflexão que domina as trevas.atena03

O perfil de Atena, como o de Zeus e o de Apolo, evoluiu consideravelmente no mito, de maneira constante e progressiva, no sentido de uma espiritualização.  Dois de seus atributos configuram os termos dessa evolução, a serpente e a coruja.

Seu nascimento foi como um jorro de luz sobre o cosmo, aurora de um mundo novo, atmosfera luminosa, semelhante a uma divindade emergindo de uma montanha sagrada.  Sua aparição marca um transtorno ha história do mundo e da humanidade. Uma chuva de neve de ouro caiu sobre Atenas, quando de seu nascimento: pureza e riqueza, tombando do céu com a dupla função de fecundar, como a chuva, e de iluminar, como o sol.

atena

6 Comentários

  1. 21 de junho de 2010 às 7:57 PM

    Brilhante! Amei! Atena e Poseidon são meus deuses preferidos… Arrasou, Lili!

  2. Gabriela said,

    8 de novembro de 2011 às 7:53 PM

    demaiss kk.

  3. JUBSON said,

    8 de novembro de 2011 às 7:54 PM

    mUIITO INTERESSANTE EU ADOREIIIII VERDADE GABÍ

  4. Bruna said,

    8 de novembro de 2011 às 7:56 PM

    Muiito interessante adoreii vc arrasou Lili…

    bjs.

  5. Jhonata da Cruz Medeiros said,

    23 de agosto de 2012 às 11:56 PM

    Gosteii
    eu admiro Palas Atena.
    Me apoxei por essa figura mitológica quando li “A Odisseia.”

  6. Jhonata da Cruz Medeiros said,

    16 de março de 2013 às 8:43 PM

    também me apaixounei por Palas Atenas, pena que não foi real


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: