DEMÉTER (Ceres)

CeresEnthronedMichelePannonDeméter é a deusa da agricultura.

Filha de Cronos e Réia, é a deusa responsavel pelas estações.

Teve uma linda filha com Zeus, chamada Perséfone, com a qual Hades ficou encantado, e resolveu raptá-la.

Perséfone crescia tranquila e feliz entre as ninfas e em companhia de Artemis e Atena, quando, um dia, seu tio Hades, que a desejava, a raptou com o auxílio de Zeus.

O local varia muito, segundo as tradições: o mais correto seria Elêusis, às margens do rio Cefiso, onde se mostrava uma gruta, que dava acesso ao Hades.hades1

Perséfone colhia flores e Zeus, para atraí-la, colocou um narciso às bordas de um abismo. Ao aproximar-se da flor, a Terra se abriu, Hades apareceu e a conduziu para seu mundo.

Desde então começou, para a deusa, a dolorosa tarefa de procurar a filha, levando-a percorrer o mundo inteiro, com um archote aceso em cada uma das mãos.

No momento em que estava sendo arrastada para o abismo, Perséfone deu um grito agudo e Deméter acorreu, mas não conseguiu vê-la, e nem tampouco perceber o que havia acontecido. Simplesmente a filha desaparecera.

demeterDurante nove dias e nove noites, sem comer e sem beber, a deusa errou pelo mundo.

No décimo dia encontrou Hécate, que também ouvira o grito e viu que a jovem estava sendo arrastada para algum lugar, mas não lhe foi possível reconhecer o raptor, cuja cabeça estava cingida com as sombras da noite.

Somente Hélio, que tudo vê, cientificou-a da verdade.

Então, Deméter, passou a viver na terra, e decidiu que não só ela ficaria de luto pela perda da filha, como toda a natureza também.

Todas as plantas começaram a morrer e as pessoas começaram a morrer de fome.

Zeus, então, enviou Hérmes para conversar com Hades.

Hades concordou em liberar Perséfone, mas lhe deu uma semente para comer.

Com esse truque de lhe dar uma comida do sub-mundo, ele conseguiu garantir que Perséfone voltaria para ele.

Quando ela voltou para a sua mãe, as flores brotaram e toda a terra foi coberta de verde e assim foi por 8 meses, enquanto Perséfone ficou junto da sua mãe. 

Mas nos 4 meses seguintes, ela retornou ao sub-mundo e por lá permaneceu por 4 meses.

Nesse periodo, sua mãe entrou de luto e com ela toda a natureza. Todo ano esse ciclo se repete.

Fundamentalmente agrário, o culto de Demeter está vinculado ao ritmo das estações e ao ciclo da semeadura e colheita para produção do mais precioso dos cereais, o trigo.

Divindade da terra cultivada, a filha de Cronos e Réia é essencialmente a deusa do trigo, tendo ensinado aos homens a arte de semeá-lo, colhê-lo e fabricar o pão.

Tanto no mito quanto no culto, Demeter está indissoluvelmente ligada à sua filha Perséfone. As aventuras e os sofrimentos das deusas, constituem o mito central, cuja significação profunda somente era revelada aos Iniciados nos Mistérios de Elêusis.

Irritada contra Hades e Zeus, decidiu não mais retornar ao Olimpo, mas permanecer na terra, abdicando de suas funções divinas, até que lhe devolvessem a filha.

Sob o aspecto de uma velha, dirigiu-se a Elêusis.

Interrogada pelas filhas do rei local, Céleo, declarou chamar-se Doso e que escapara, há pouco, das mãos de piratas que a levaram à força, da ilha de Creta.

Foi convidada para cuidar de Demofonte, filho recém-nascido da rainha Matanira.

Ao penetrar no palácio, todavia, sentou-se num tamborete e, durante longo tempo, permaneceu em silêncio, com o rosto coberto por um véu, até que uma criada, Iambe, fê-la rir, com seus chistes maliciosos e gestos obscenos.

Encarregada da educação de Demofonte, a deusa não lhe dava leite, mas, após esfregá-lo com ambrosia, o escondia, durante a noite, no fogo, como se fora um tição.

A cada dia, o menino se tornava mais belo e parecido com um deus. Deméter realmente desejava torná-lo imortal e eternamente jovem.

Uma noite, porém, Metanira descobriu o filho entre as chamas e começou a gritar desesperada. A deusa interrompeu o grande rito iniciático e exclamou pesarosa:

Homens ignorantes, insensatos, que não sabeis discernir o que há de bom ou de mal em vosso destino. Eis que tua loucura te levou à mais grave das faltas! Juro pela água implacável do Estige, pela qual juram também os deuses: eu teria feito de teu filho um ser eternamente jovem e isento da morte, outorgando-lhe um privilégio imorredouro. A partir de agora, no entanto, ele não poderá escapar do destino da morte.

Surgindo em todo seu esplendor, com uma luz ofuscante a emanar-lhe do corpo, solicitou, antes de deixar o palácio, que se lhe erguesse um grande templo, com um altar, onde ela pessoalmente ensinaria seus ritos aos seres humanos.

Encarregou, em seguida, Triptólemo, irmão mais velho de Demofonte, de difundir pelo mundo inteiro a cultura do trigo.

Construído o santuário, Deméter recolheu-se ao interior do mesmo, consumida pela saudade de Perséfone.

Provocada por ela, uma seca terrível se abateu sobre a Terra.

Em vão, Zeus lhe mandou mensageiros, pedindo que regressasse ao Olimpo.

A deusa respondeu com firmeza que não voltaria ao convívio dos imortais e nem tampouco permitiria que a vegetação crescesse, enquanto não lhe entregassem a filha.

Como a ordem do mundo estivesse em perigo, Zeus pediu a Hades que devolvesse Perséfone.

O rei dos Infernos curvou-se à vontade soberana do irmão, mas fez com que a esposa colocasse na boca, uma semente de romã, e obrigou-a a engoli-la, o que a impedia de deixar a outra vida.

Finalmente, chegou-se a um consenso: Perséfone passaria quatro meses com o esposo e oito com a mãe.

Reencontrada a filha, Deméter retornou ao Olimpo e a terra cobriu-se, instantaneamente, de verde.

Antes de seu regresso, porém, a grande deusa ensinou todos os seus mistérios ao rei Céleo e a seu filho Triptólemo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: