HADES (Plutão)

hadesHades, irmão de Zeus, governa a vida após a morte e a região das trevas – espécie de inferno grego.

Irmão de Zeus e Poseidom, Hades divide com eles o domínio do Universo. Enquanto o primeiro detém os Céus e o segundo os Mares, Hades é o senhor do mundo subterrâneo, a morada dos mortos, que comporta o Inferno ou Hades, local genérico para a moradia dos mortos, o Tártaro, abrigo dos grandes criminosos e inimigos dos deuses, e o os Campos Elíseos, habitação dos bem-aventurados, virtuosos e benquistos dos deuses.

Após a vitória sobre os Titãs, o Universo foi dividido em três grandes impérios, cabendo a Zeus o Olimpo, a Poseidom o Mar e a Hades o imenso império localizado no “seio das trevas brumosas”, nas entranhas da Terra, e, por isso mesmo, denominado Inferno.

Geralmente tranquilo em sua majestade de Zeus subterrâneo, permanece confinado no image32sombrio Érebo, de onde saiu apenas duas vezes, uma delas para raptar Perséfone.

Exceto essa temerosa aventura, Hades ocupa sua eternidade em castigar ou repelir os intrusos que teimam em não lhe respeitar os domínios.

Lutou ainda contra Hércules, que desceu aos Infernos, para capturar o cão Cérbero. Foi no decurso deste combate que o herói o feriu no ombro direito com uma flechada. Tão grande era a dor, que o Senhor dos mortos teve que subir ao Olimpo e solicitar os bons serviços de Peéon, o deus curandeiro, que lhe aplicou sobre o ferimento um bálsamo maravilhoso.

cerberusOs Ciclopes armaram Hades com um capacete que o tornava invisível. Esse capacete, por sinal, muito semelhante ao de Siegfried na mitologia germânica, foi usado por outras divindades como Atena e até por heróis, como Perseu.

Hades era tão temido, que não o nomeavam por medo de lhe escitar a cólera. Normalmente é invocado por meio de eufemismos, sendo o mais comum Plutão, o rico, como referência não apenas a seus hóspedes inumeráveis, mas também às riquezas inexauríveis das entranhas da terra.

Violento e poderoso, receia tão-somente que Poseidom faça o solo se abrir e franqueie aos olhos de todos, mortais e imortais, sua morada horripilante, esse local odiado, cheio de bolor e de podridão, como lhe chama Homero na Ilíada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: